quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Zaragosa

O clima em boa parte da Espanha é continental com invernos rigorosos, e verões quentes, mas diferentemente do Brasil o clima lá é seco. É possível perceber bem isso no trem bala que liga Madrid a Barcelona e no meio do nada surge uma cidade exuberante, quente e nas margens do rio Ebro, por isso foi um ponto estratégico para a jornada romana em direção a Gália. aproveite para apreciar o rio e sua linda ponte de pedra (construída em ... 1140!!!!).






O nome se origina do governador romano Cesar Augusta, mais tarde, quando da invasão muçulmana na região  o local ficou conhecido como Zaragusta ... e daí Zaragoza! O povoado ocupado pelos Romanos se tornou um importante centro comercial bem no centro da Espanha, a cidade é grande e existem focos da era romana, medieval e árabe. A parada na viagem estrategicamente pode ser feita em um dia (apesar da cidade merecer mais do que isso!). Para o trajeto entre Madrid e Barcelona o ideal é pegar um Trem AVE em Madrid às 8:15, chegando 9:33 em Zaragoza e depois às 18:55 seguir viagem em direção ao desembarque as 20:48 Barcelona . Deixe o bilhete da viagem já esquematizado pela internet, porém não é difícil comprar as passagens na hora.





De cara vá ao grande teatro romano e nas Thermas Romanas, em seguida vá para uma jóia da arte moura, o palácio de La Aljafería que foi construído durante o período de ocupação muçulmana na região, se pensa que foi o ponto alto da cidade, siga em frente para La Seo (ignorando o que impressionar pelo caminho !!! Teremos uma hora melhor para ver tudo), La Seo é uma obra prima da arte mudéjar (muçulmanos convertidos aos catolicismo), a primeira catedral cristã da cidade, erguida no mesmo lugar do templo do foro romano de Caesaragusta e depois pela mesquita muçulmana, a mistura de estilos impressiona saindo da arquitetura romana até o neoclássico, passando pelo gótico, renascentista e barroco. 















Daí vá tomar um ar passeando pelo Casco Viejo, na parte antiga da cidade é possível ver as muralhas romanas, o Torreón de la Zuda, o mercado central (ideal para tomar um refresco e comer uma fruta), a plaza San Felipe e a Torre Magdalena, não deixe de ir no Museo de los Faroles y Rosario de Cristal que é bem interessante e no belo Museu de arte Camón Aznar, com muita coisa de Goya. Enfim vá a Plaza del Pilar, independente de sua religião, antes de entrar na basílica faça uma prece e de respeito aos séculos de história, ao legado de fé, você estará entrando no endereço mais querido dos zaragozanos numa das praças mais bonitas da Europa, um ponto importante para cristãos, um dos templos marianos mais importantes do mundo. Dizem que aqui, no ano 40, a Virgem Maria apareceu para o apóstolo Santiado e lhe entregou uma coluna de jaspe (o "pilar") para que sobre ele fosse erguido um templo, daí o nome da basílica!! O tal pilar pode ser visto no seu interior sustentando a imagem da Virgem. 

















Por fim ... vá entender porque eu que não sou católico entrei na Igreja de São Miguel Arcanjo e comecei a chorar lá dentro ?!? A capela é pequena mas linda ... tudo bem, meu filho se chama Miguel Arcanjo mas acho que vale a pena conferir, não vai levar mais que 5 minutos, a não ser que você resolva chorar também!

Bem ... agora vá para Barcelona !!

Ah ... durante a viagem procure ler sobre Agustina de Aragão afinal Zaragoza ainda estará impregnando sua alma e até agora eu nem falei no cerco de Zaragoza imposto por Napoleão ... pois é a cidade tem história!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário