sábado, 2 de fevereiro de 2019

Toledo

Outro bate e volta interessante de Madrid é ir a Toledo fica a cerca de 70 Km da capital, meia hora de trem bala. A força medieval é ainda maior que a de Segóvia. O impacto inicial é a bela estação de trem, daí em diante, a caminhada é livre!

Tem origem pré romana com um povo celta e mais de 2 milênios de história, foi protetorado romano, foi capital do Reino Visigodo a partir de 507 até a invasão muçulmana a partir do século VIII e posteriormente a reconquista cristã, se tornou sede do Reino de Castela.

Sua catedral tem origem Visigoda no século VI, é imponente e detém o título de Catedral Primada da Espanha mostrando sua influência na religiosidade da Idade Média. Dali os Reis católicos Fernando de Aragon e Isabel de Castilla uniram os reinos sendo a base para a formação da Espanha atual.


O nome Toledo vem de tolerância pois nessa cidade, durante séculos, os cristão, muçulmanos e judeus conviveram em paz, isso deixou traços na sua cultura local e na sua arquitetura.

El Greco, um dos principais pintores renascentistas passou boa parte da sua vida na cidade e é possível ver obras dele em muitos lugares, o Casco medieval é um centro histórico rodeado pelo rio Tejo, ladeiras, becos e vielas parecem nos convidar a nos perder na cidade e ficar mais que um dia (o que não é má ideia !) afinal são séculos de história para ver em pouco tempo !!



Da Plaza Zocodover é possível caminhar até o Alcazar e dali para a Catedral Primada, o Monastério San Juan de los Reyes, a Mesquita del Cristo de la Luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário