quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Por que visitar igrejas numa viagem

É óbvio que numa peregrinação religiosa as igrejas podem ser até o objetivo da viagem, como numa viagem pra ver o Papa, ou um caminho de Santiago de Compostela, romarias e etc. 

Tirando o caráter religioso da questão visitar uma igreja pode trazer um entendimento histórico daquela comunidade, igrejas e templos foram construídas ao longo dos séculos para cultuar suas crenças. Em geral guardam tesouros do que de melhor a sociedade fazia do ponto de vista artístico e arquitetônico. Guardam relinquias história as e religiosas que vez por outra noa surpreendem e muitas vezes mesmo sendo construções antiquissimas, sejam ativas na vida do povo local. 

Igrejas guardam histórias interessantíssimas ligadas ao seu passado onde eram o centro da sociedade, nelas Reis eram Coroados,  batizados, acordos eram feitos , guerras paravam ou iniciavam nas igrejas. 
O estilo arquitetônico espanhol sempre tinha em sua Plaza Mayor uma igreja ao lado do centro do poder político ( por exemplo nas principais capitais latino americanas), por outras vezes numa estratégia mais francesa, as igrejas eram construídas e misturadas a fortificações militares (Notre Dame). Nas igrejas estão guardadas todo o ápice de luxo, riqueza e opulência de vários períodos da história humana. Não se trata nem sempre de uma visita religiosa, mas sob o prisma da beleza, da arte e da cultura. 

Muitas carregam estilos artísticos predominantes em sua época como o barroco, o gótico, o rococó e etc. Tem verdadeiros tesouros em sua paredes e criptas, tem relíquias sagradas ou foram construídas para abriga-las como por exemplo a Saint Chapelle em Paris.
Em Portugal se vê muito o culto teatral para arrebanhar mais e mais fiéis, órgãos, imagens , altar disposto como um palco. Vemos as brigas secretas entre as diferentes ordens religiosas completamente explícito em Mariana. 

Nas igreja, acabamos tendo contato com centros de estudos e pesquisas como no caso da Saint Supice ou do Pantheon. 
Existem igrejas que por si só são pontos turísticos já consolidados como é o caso da Notre Dame de Paris ou de Chartres ou Saragoza mas existem pequenas pérolas escondidas como São Miguel também em Saragoza, ou  Sé no Rio de Janeiro. 

Entrar numa Notre Dame de Paris e ser pego desprevenido com o órgão tocar vai de alguma forma tocar seus sentimentos e ver que por ali passou a história, ver um por do sol na Sacre Coer vai te tornar um cidadão do mundo ou descobrir uma obra de Michelangelo na Nossa Senhora- Onze-Lieve-Vrouwekerk em Brugges e até um tecido supostamente com o sangue de Cristo na Basiliek van het Heilig Bloed também em Brugges tudo isso vale uma viagem, independente da sua crença ... ah tem uma que vale a viagem inteira que pouco tem a ver com a história mas com a genialidade humana, Sagrada Família de Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário