segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Final de semana bate e volta no Rio de Janeiro

Uma amiga vem com a família para um final de semana no Rio, para que não fique com uma sensação frustrante de conhecer muito pouco das atrações da cidade criei um roteiro fast track que abrange as principais atrações e um pouco de história priorizando estar ter tudo perto para perder pouco tempo.
Pode ser útil para quem tem poucas horas na cidade.

Um bom ponto para se hospedar pode ser entre o deserto do centro e os preços exorbitantes do núcleo da zona sul, num ponto central como Flamengo, Glória, Catete, com acesso ao metrô. 

As atrações imperdíveis: 
Corcovado 
Mirante Dona Marta
Copacabana
Pão de Açucar
Centro antigo 
Aterro do Flamengo 
Museu do Amanhã (uma atração nova que desbanca algumas outras).

Para conseguir fazer isso tudo em dois dias é preciso uma ordem e estratégia de locomoção, se estiver de carro pode subir pela Glória, o Bairro de Santa Teresa e dirigir pelas ladeiras do bairro artístico e boêmio até a entrada da estrada do corcovado já em meio a floresta da Tijuca (atenção com derrapagens quando dirigir em cima dos trilhos do bonde de Santa Teresa, é só não correr muito e tentar tirar o pneu da linha dos trilhos). 

Mirante Dona Marta

Mais ou menos 2 quilômetros antes do corcovado no lado esquerdo da estrada tem a entrada para uma das melhores vistas da cidade, o mirante Dona Marta! Imperdível!!!
Depois de visitar o lado virado para o Cristo não de mole de não ver a entrada para o lado virado para o Pão de Acucar. Do mirante vá direto para o Corcovado ocupando assim sua manhã de sábado. 

Pra mim ir ao mirante Dona Marta é o principal motivo de estar de carro no Rio. No geral conseguimos chegar nas principais atrações de transporte público sem maiores problemas! Se estiver sem carro possivelmente não vai conseguir ir no Mirante mas no Corcovado é possível ir pegando o bonde no final da Rua das Laranjeiras (ou as vans do Bondinho que saem de Copacabana). O Bondinho é sempre uma opção melhor... E é bom comprar pela internet https://www.tremdocorcovado.rio

Cristo Redentor 


Existem 2 formas de chegar ao Cristo Redentor:

1- Vans oficiais do Parque Nacional da Tijuca*:
- Largo do Machado: Utilizando a linha 1 do metro desembarque na estação Largo do Machado.
- Copacabana: Utilizando a linha 1  desembarque na estação Cardeal Arcoverde. Descer a Rua Rodolfo Dantas em direção à Praia. Virar à esquerda na Av. Atlântica e seguir até a Praça do Lido.
*As vans do Parque Nacional da Tijuca são as únicas vans oficiais que te levam até o Corcovado.

Horário de Embarque das Vans: Segunda a sexta, das 8h às 16h. Sábado, domingo e feriados das 8h às 17h.

2- Trem do Corcovado:
Desembarque na estação Largo do Machado do Metrô. Em seguida, pegue o ônibus de integração que vai em direção ao Cosme Velho e desça em frente à Igreja São Judas Tadeu.

Quando descer do Corcovado pode ir almoçar direto em Copacabana para conhecer um pouco da praia mais famosa do mundo. Ipanema também é uma ótima opção.

 Copacabana
Para entrar pra história - churrascaria Palace https://churrascariapalace.com.br/

Bom price performance Pavão Black rua Barata Ribeiro 354

Ipanema 
Pura Brasa R. Barão da Torre, 248 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ, 22411-000

Só lembrando que nesse almoço você estará passando além das praias mais famosas do mundo, no berço da Bossa Nova !


Dali, seguir no final da tarde para o Pão de Acucar ver o entardecer de lá é arrebatador e vale o preço salgado do Bondinho tanto para o Morro da Urca quanto para o Pão de Acucar propriamente dito (compre pela internet). Se der tempo, antes de subir no bondinho vale uma caminhada rápida na Praia Vermelha, na Pista Cláudio Coutinho e na praça General Tibúrcio. Ali estão monumentos importantes da memória da Guerra do Paraguai e o antigo forte da praia vermelha que não existe mais era um importante monumento histórico. É um lugar mítico, ali perto ocorreu a fundação da cidade...
Na descida do bonde já a noite , vale um petisco no bar da Urca ou na praia Vermelha mesmo no Terra Brasílis.

Pão de Açúcar
Sempre gosto de subir o Pão de Açúcar no entardecer para poder curtir a vista de dia e de noite!!

Domingo pela manhã, vale atravessar os jardins do Palácio do Catete ( já que está por lá entre no museu da república ) e ir no aterro do Flamengo senão ...do Palácio pegar o metrô de descer na Cinelândia bem no centro da cidade , que estará vazio mas não existe outra praça no mundo que guarda a maior biblioteca do hemisfério Sul, um dos mais belos teatros do mundo, o maior museu de arte da América do Sul. Só olhar as fachadas e imaginar que além de toda essa arte e cultura ainda existiam salas de cinema belíssimas que deram o nome a praça. No extremo sul é possível ver o obelisco e o monumento aos mortos da segunda guerra ao fundo.

Museu da República 

Aterro do Flamengo

Cinelândia 

Praça Paris (ao lado da Cinelândia)

Dali pegar o VLT até a parada dos museus para ir no museu do amanhã e ocupar todo o resto dela. O almoço pode ser em frente, no museu de arte do Rio ( se não der pra entrar no museu vale pegar o elevador para apreciar a paisagem da cobertura). Um caminhada rápida pelo Boulevard Olímpico pode ser trocada pelo VLT novamente e dali e possível chegar no Aquário do Rio ou na Roda Gigante.

Museu do Amanhã
Museu de Arte do Rio

AquaRio
Boulevard Olímpico


Estou deixando de lado pontos de interesse mais específicos como o Museu de Belas Artes, a Candelária, o bonde de Santa Teresa, o Museu de Arte Contemporânea em Niterói, o Forte do Leme, Floresta da Tijuca, Forte de Copacabana e Forte Santa Cruz, a Barra da Tijuca inteira, o Maracanã e dezenas de museus que rememoram o passado de capital da colônia , do império e de boa parte da república. O ideal para uma estadia na cidade são no mínimo 5 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário