sábado, 4 de maio de 2013

Viagem com o seu intestino - Saiba evitar o problema

Achou nojento? Pensou que isso está colocado num blog errado ? Ledo engano caro leitor, vou propôr nesse "manual de instruções"  para sanar um erro da engenharia sanitária e que, apesar de afetar qualquer pessoa no dia a dia em sua própria casa, vai incomodar mais aqueles que estão longe dos recursos materiais necessários para resolver questões fisiológicas de volume e fluxo que afetam aos viajantes. 

Porque um viajante fica "desregulado" ora, o organismo gosta de padrões e rotinas e numa vida de viajante isso pouco ocorre, o fato de mudar de ambiente já indica algum distúrbio  fisiológico, mais do que isso ... fatores como diferentes climas, composição da água, fuso horário e alimentação, tudo isso, podem afetar de formas diversas aos viajantes modernos, tanto durante a locomoção quanto na estadia. O fato de estarmos expostos a outros tipos de agentes contaminantes também pode ajudar a termos infecções intestinais sérias que podem estragar qualquer viagem. Então porque não abordar esse tema num blog de viagens ?

Homens, por serem originariamente caçadores-coletores e viverem em constante locomoção, tendem a ser menos afetados que as mulheres (fixas ao campo para cuidar da prole). Mas mulheres são mais afetadas no dia a dia, e são influenciadas até por questões psicológicas e hormonais, gerando distúrbios intestinais por toda a sua vida, imagine numa viagem? Pois então deixe de nojinho pois todo mundo um dia passa por isso e são os mais diversos tipos de aperto ... piriri em região de poucos recursos, prisão de ventre em resort chique, descompostura completa em aeroporto na hora do embarque e por fim entupimento de vaso sanitário em qualquer ocasião, por isso vamos explorar cada um dos problemas com técnicas avançadas para a sua solução.

Para tentar evitar o problema, uma das técnicas é "enganar" o organismo mantendo padrões de alimentação e rotinas como por exemplo, não abrir mão daquela caminhada matinal só porque estamos viajando, usar a mesma escova de dentes que temos em casa, levar o travesseiro do "cheirinho" e o pijama surrado, isso coloca o organismo em estado: "estou em casa" e tudo fica tranquilo. Manter o padrão alimentar é fundamental, mas nem sempre isso é possível, então ... passamos para a técnica 2 que consiste em forçar uma limpeza intestinal, e evitar problemas piores e fora de controle. Para isso vamos nos utilizar de exercícios físicos (no caso, uma caminhada estimula o bom funcionamento muscular de nosso intestino) intercalados com um café da manhã bomba. Não precisamos de mais que 30 minutos de caminhada em bom ritmo e um café com suco de laranja, muito suco de laranja, água (hidratar é preciso!) e frutas, por fim iogurte com granola e mel para darmos todas as fibras necessárias para a decomposição, aí 5 minutos de caminhada (se possível ao sol), são um golpe na contispação. 
Aquele cházinho na hora de dormir e um copo de água morna pela manhã ajudam a quebrar várias moléculas. Tem muita gente que aproveita que viaja e enche a cara, é claro que isso não vai fazer bem, comer comidas bombas também é para ser feito sabendo bem as consequências a enfrentar no futuro próximo. Ou seja, sempre vale o bom senso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário