As histórias pré colombianas não se resumem aos Incas, a cultura pré incaica também é riquíssima e segue presente. Diversos povos viveram na região até o domínio Inca e posteriormente espanhol. Entre esses povos, pode-se citar: moche, paradas, lima, chimu, chinchas, mochicas, nazca, chavin, manabi, tiahuanacotas e vários outros. Vestígios arqueológicos, de pinturas rupestres a cidades inteiras, ainda são muito bem conservados e é sem dúvida, um dos pontos de maior interesse numa viagem.
O Vice-Reino do Peru foi o mais rico e dele criou-se todo modelo de operação colonial espanhola, daí é fácil supor que se respira o período colonial em cada esquina que se passa. Cidades com a composição urbana de Plaza de Armas, são quase como mandatórias, desde a capital Lima até os povoados mais distantes, sempre com a casa de governo, a catedral e uma charmosa praça aberta para ver a movimentação dos invasores, que se no passado foram espanhóis, agora são milhares de turistas.
Num território que é quase o dobro que o da França e o 20º maior do mundo, o Peru possui 38 microclimas o que o torna um dos países com maior biodiversidade do mundo. Com tanta diversidade, obviamente existe uma variedade de produtos grande, que combinados geram uma culinária diversa e maravilhosa.
Para aproveitar tudo desses recursos naturais e culturais existe um povo caloroso, trabalhador e belo, que já foi muito explorado mas que aos poucos está ficando consciente da força da sua história. Uma das coisas que mais me chamou atenção no país não foram suas paisagens de tirar o fôlego, a história contada pela arqueologia ou a cultura diversa, foi ver que é um país antigo mas extremamente jovem, cheio de crianças para o todo o lado e sempre com um sorriso encantador em seus rostinhos. É um país efervescente!
Não pense você que seja fácil conhecer o Peru, não é viagem para fracos.... Ainda existe deficiência na infra estrutura, é um país gigante para se conhecer, e definitivamente não é um país tão barato quanto se pensa, óbvio que não é uma conversão de moeda para libra, euro ou dólar. Mas são preços bem atualizados em relação a explosão do turismo mundial pós pandemia. No fim vale cada gota de suor do esforço e cada centavo é bem gasto!
Agora vamos nos aprofundar muito pouco mais sobre cada coisa https://encontrandonocaminho.blogspot.com/2025/02/peru-passo-passo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário