Muitos da minha geração devem lembrar do antológico Churros del Uruguay um ônibus bonito e pomposo que ficava perto da Praça do Ó na Barra, naqueles tempos era uma das poucas coisas que se tinha naquele canto da cidade que ainda era composto de muito mato e a lindíssima praia. Não lembro bem do sabor da iguaria, mas para fazer meu pai sair da Tijuca pelo alto da Boas Vista num Fusca, provavelmente o negócio era bom.
Anos e anos se passaram e o ônibus foi ficando meio depredado, em meados dos anos 90 ainda era possível comer o churros, autêntico, caro e com sotaque. O Barra Shopping começou a animar a região, as noites ficaram mais perigosas para programas ao ar livre e então .... o ônibus sumiu ! Milhares de carrocinhas de churros se espalharam pelos cantos do Rio de Janeiro.
Bom ou não, o que eu sei é que fui na fonte para tentar conhecer o lado uruguaio da coisa e numa viagem a Colônia do Sacramento no Uruguay e fiz questão de comer o Churros da Madalena na Playa de Los Verdes. Madalena é uma moça nova, bem vistosa e que faz ponto em frente a um camping. Ela vende 12 churros bem finos e crocantes e com um doce de leite maravilhoso, não lembro de ter canela em pó e nem se o doce compunha o recheio ou se vinha por fora da massa. Só lembro do sabor inigualável. Expliquei a ela que o churros uruguaio era famoso no Brasil e elegi naquele momento o churros dela como o melhor do mundo! Palavra de quem entende do assunto!
Devido a distância absurda entre nossa cidade tropical e o sub temperado Uruguai fiz uma pesquisa aqui por alguns longos anos para descobrir um churros de qualidade (que não venha pingando em gordura, com recheio nem de mais, nem de menos), eis que conheci o Churros do Ferreira em Botafogo (fica na saída Voluntários da Pátria do metro). Boa massa, sempre quente e crocante, recheios que provei e aprovei foram de goiaba e doce de leite. o Atendimento tem requinte e bom papo e ainda rola um granulado de chocolate ou coco por fora! Sim descobri e apesar de não chegar aos pés da Madalena é o churros honesto (de R$2,00) mais badalado do Brasil ! E tenho o dito!!!
Quando planejei fazer uma viagem para os confins da história do Cristianismo, comecei a me organizar escrevendo pontos importantes para não esquecer, isso acabou ficando em draft pois a idéia de escrever extrapolou e fui criando uns textos para ajudar aos amigos a andar por outros lugares, inclusive na cidade em que moro (e que nem mesmo os moradores conhecem).
Fico muito feliz em poder lhe trazer essa lembrança. Era realmente um churros muito bom, você também me fez relembrar do tempo em que meu pai era radio amador e eu, criança ficava só na escuta. Um tempo muito bom!
ResponderExcluirKerida gracias x el recuerdo yo trabaje con mi marido em churros del uruguay con walter y marta y elnegro (hijo) somos de fray bentos uruguay. Besos
ResponderExcluirKerida gracias x el recuerdo yo trabaje con mi marido em churros del uruguay con walter y marta y elnegro (hijo) somos de fray bentos uruguay. Besos
ResponderExcluirKerida gracias x el recuerdo yo trabaje con mi marido em churros del uruguay con walter y marta y elnegro (hijo) somos de fray bentos uruguay. Besos
ResponderExcluirTambém tive a oportunidade de comer o churros e não esqueço ...delicioso, pena que as coisas boas não são pra sempre..
ResponderExcluirPor muito tempo tentei localizar o Waltinho. Ficamos amigos. Por diversas vezes fui ao churrasco que eles faziam na casa em Vargem Grande. Hoje infelizmente obtive notícias. Fico muito triste por motivos diversos acabamos nos afastando. Mas gostaria de encontrar os pais deles
ResponderExcluirAlguém sabe o q foi feito do ônibus?
ResponderExcluirPonto turístico desprezado pela gestão pública. Iniciativa liderada por aquele homem em sua cadeira especial, e mesmo com suas limitações trabalhava com orgulho ao lado decseus pstceiros, também muito dedicados. Merecia so menos uma placa no local.
ResponderExcluirTbm conheço esse da Voluntários da Pátria em Botafogo.Muito gostoso tbm!E tudo muito limpo!
ResponderExcluirHoje está contando para meu esposo sobre o churros uruguaios e me deu saudades. Não encontrei muito sobre a família, o que teria acontecido com eles. Hoje tive a resposta...mas a lembrança fica!
ResponderExcluirNossa, eu costumava ir com meu pai a este trailer comer churros. Nesse tempo a Barra era tão diferente... Também íamos andando de patins até o Bob's tomar o sorvete de Baunilha, que era incrível! Que saudade. Que infância incrível!
ResponderExcluir