domingo, 2 de setembro de 2012

Paris - roteiro diário de 5 dias

Dia 1



Chegando no aeroporto passar no terminal turístico, pegar mapas, comprar bilhetes e sacar algum dinheiro. Sim você chegou em Paris, agora é só aproveitar e pegar o trem (RER) em direção ao centro (e possivelmente ao hotel), deixe as malas e de lá partir para uma volta pelos arredores (estação Luxemburgo é bom ponto de partida) ,os Jardins de Luxemburgo, o Panteon  e as belíssimas igrejas de Saint Germain des Pres e Saint Sulpice (no Boulevard Saint Germain existe uma boa farmácia para as mulheres se deliciarem com preços baixos de cremes e maquiagem) e no Boulevard Saint Michel  visite o Museu Clunny (da idade média), é importante no final da tarde ir para a Torre Eiffel (estação La Molte Piquet Grenele), isso é o principal desse dia, se não conseguir fazer o que tem antes da torre deixe para outro dia. A fila é grande e é bom ver a vista tanto de dia quanto de noite, logo daí a importancia de estar lá em cima ao entardecer. De lá, partir para a Place Du Trocadero (que fica em frente), e seguir pela aristocrática Avenida Klebér até o Arco do Triunfo, existe uma passagem subterrânea para atravesar a rua,  a noite mesmo é possível conhecer o arco e subir ao topo (vale a pena!), muito cuidado com assaltos aqui! Por fim se sentir um cidadão do mundo caminhando pela Champs Elysee (passar na FNAC para comprar o bilhete do Louvre, caso não tenha comprado o passe de museus). Como o dia foi pesado por conta da viagem e fuso, melhor ir pro hotel se recuperar (existem estações de metro ao longo da avenida, mas uma boa opção é a estação Franklin Roosevelt.

Dia 2




Acordar e ir direto pro Louvre (estação Louvre - Rivoli ) é importante chegar de metro pois existe uma entrada por dentro da estação que fica infinitamente mais vazia que a entrada da piramide que tem uma fila grande. O Louvre é imenso e pode se perder um bom tempo lá, se puder tomar um café rápido lá dentro e almoçar mais tarde (uma boa opção de almoço é ao lado do Louvre no Palais Royal que tem alguns restaurantes bons e baratos em volta). Pelos jardins do Louvre caminhar em linha reta pela coluna cervical de Paris ...  Arco du Carrousel, Tulherias, Place de La concorde (Obelisco) e no lado esquerdo das Tulherias o Petit e Grand Palais, por fim a boa e velha Champs Elysee se quiser jantar existem bons restaurantes na Avenida Wagram (perto do Arco do Triunfo).

Dia 3




Chegar bem cedo para conhecer o miolinho de Paris, existe um início pela Notre Dame, na Ille de La Citte, (estação citte) e em frente temos as Catacumbas de Paris que merecem uma visita rápida (com o passe !) Conhecer a Notre Dame e subir nas torres, atenção as marcas da antiga igreja marcadas no chão da praça e o marco 0 de Paris. Depois de visitar a igreja é bom andar para tras fazendo um passeio pela charmosa Ille St Louis, por fim ir no Palacio da Justiça, Saint Chapele (atenção para uma escadinha escondida que da acesso ao segundo andar) e La Conciergerie (o entreposto da gilhotina). Caminhar pela margem esquerda do Sena apreciando enfim o rio e sua pontes, passar pelo Instituto da França e enfim chegar no Museu D'Orsay. A noite vale a pena um jantar romântico num restaurante qualquer da Ille St Louis.

Dia 4




Pela manhã cedo é bom ir passear no Jardim de Plantas (estação Saint Michel) e ir no Instituto do Mundo Árabe, é possível atravessar o Sena caminhando até a Place des Vosges e a Bastilha porém o melhor é pegar o metro Jussieu direto para a estação Opera. Ir na Opera de Paris (mais feia que o nosso teatro municipal!), na igreja de Madeleine e Galeries Lafaiete (no terceiro andar é possível tirar uma boa foto da Opera). De lá para Pont D L'Alma pegar o Bateaux  Mouche para um passeio pelo rio Sena (almoçar durante o passeio pode ser uma boa opção dependendo do preço) na volta seguir para o belíssimo Parc Monceau (estação Monceau) e depois para Pigale (estação Avers), seguir até o Furniculare de Montmatre e subir para a Sacre Cour, assim como na Torre Eiffel, é bom chegar aqui no final da tarde pois a vista é linda de dia e de noite, é preciso ter atenção pois a visita as torres fecha as 17:00, assim como o Centro Dali, por fim passear pela Place du Teatre e jantar por lá. Na descida  dêem uma olhada no museu do sexo (perto da estação Avers e do Moulin Rouge).

Dia 5


Sair bem cedo e pegar o RER em direção a Chartres  na Gare de Montparnase (sim sim .. deixar Versailes para depois) a igreja gótica de Chartres é belíssima na volta (também de RER) aí sim parar em Versailes, no caminho para o palácio veja o prédio da prefeitura  e enfim desfrute dos belos e imensos jardins e do Grand e Petit Trianon com porcelanas e penicos do Rei sol !!  (veja a semelhança do Petit Trianon com o prédio da Academia Brasileira de Letras) enfim o museu. Na volta há quem goste de entrar no Cemitério de Montparnasse, creio ser melhor subir na Torre que fica ao lado. Se der tempo ir no Hotel dos Inválidos na tumba de Napoleão. A noite que tal bater perna pelos bares do Quartier Latin ?



Um comentário: