domingo, 18 de agosto de 2024

Amsterdan - Atrações 2o dia

 Começar o dia bem cedo visitando praças e parques é sempre uma boa opção quando os museus estão fechados, então acorde bem cedo pegue logo o seu TRAM e siga para a 


Rembrandtplein - <se der pra ir ou olhar de passagem> que tem belíssimas estátuas em tamanho natural dos integrantes do quadro "A Ronda Noturna" do pintor que dá nome a praça. Dali você chega rapidinho na frente do 

Teatro Tuschinski - <se der pra ir ou olhar de passagem>Um belo cinema estilo Art Nouveau e Art Deco

Reguliersbreestraat 26-34, 1017 CN Amsterdam, Países Baixos

Mercado das flores - <se der pra ir ou olhar de passagem> sinceramente não vi nada demais que eu não tivesse visto numa feira livre em Volendan. 
Singel 540A, 1017 AZ Amsterdam, Países Baixos  

Se estiver com disposição pode ir também ao 

Nieuwmarkt mas o ideal é que nem se perca muito tempo nessas atrações de início de manhã para estar no máximo as 09:30 na Estação Central.


Zaanse Schans - <imperdível> Situada a apenas 22km de Amsterdam (na cidade de Zaandam), Zaanse Schans, a famosa vila dos moinhos, reproduz, com construções originais, as vilas holandesas dos séculos XVIII e XIX, formando uma espécie de museu a céu aberto. O espaço, todo voltado para o turismo, conta com diversas lojinhas de souvenir, cafés, fábrica de queijos, tamancos de madeira, entre outras atrações, e é um excelente passeio para quem quer se encantar com uma paisagem tipicamente holandesa, sem gastar muitas horas de viagem.

Há duas formas de ir de Amsterdam a Zaanse Schans utilizando o transporte público, ambas partindo da Estação Central. A maneira mais barata é pegar o trem para Uitgeest e descer na estação Zaanse Schans. O trajeto de trem dura cerca de 20 minutos e, depois, é preciso andar mais 20 minutos até chegar à vila. O trem de Amsterdam à Zaanse Schans custa pouco mais de 3 Euros.

A viagem de ônibus é um pouco mais cara (cerca de 5 Euros), porém é a forma mais fácil — e, em termos de custo-benefício, talvez seja a melhor. A linha que faz o trajeto é a 391 – Zaandam Zaanse Schans. Você deve descer na última parada da linha, Zaanse Schans, exatamente na entrada da vila, não tem erro.

Para aqueles mais dispostos, existem rotas que ligam Amsterdam à Zaanse Schans. Elas têm cerca de 20-40km (partindo da Estação Central de Amsterdam), dependendo da rota escolhida. Uma opção interessante é pegar uma balsa para a região Norte de Amsterdam e de lá começar o trajeto de bicicleta. O aplicativo Google Maps mostra vários trajetos possíveis. A balsa que leva ao Norte de Amsterdam fica por trás da Estação Central, é gratuita e permite a entrada de bicicletas.

Dá muito bem para até a hora do almoço estar de volta na estação central e seguir com mais um bate e volta 

Volendan<imperdível> Com ônibus também partindo da Estação Central é possível chegar na belíssima região portuária de Volendan, existe uma opção que parece ser mais rápida que é pegar o metro na estação central e seguir por 4 estações até Amsterdan Station Noord e de lá pegar o mesmo ônibus 112, 110 ou 316. Dessa forma o trajeto demora no máximo 30 minutos. Ao chegar na cidade siga em direção a marina e apreciando a beleza da feirinha local.

Mesmo fazendo 2 bate e volta no mesmo dia, perdendo tempo para apreciar tudo e almoçando em Volendan ainda dará tempo de voltar lá pelas 17:00 e bater perna antes de terminar a noite curtindo o que mais pitoresco existe em Amsterdan o District Red Light. Se tiver um tempo antes pode tentar ir no Heineken Experience para ir esquentando os motores. 

É possível ainda transferir aquelas atrações da manhã para esse final de tarde pois a ideia é não ter horário fixo para ver praças e fachadas.

District Red Light <imperdível> é o bairro da prostituição que vale muito mais a pena por ver a procissão de turistas andando pela rua do que pelo interesse em si. A história do local é interessante e não darei spoiler mas caminhar pelas ruas do bairro numa noite de fervo, pode fazer você entrar mais ainda no clima da cidade. Há quem aproveite essa noite para a perdição caindo na maconha ou no mínimo comendo um brownie da erva que vai te deixar com uma azia danada! O que acontece em Amsterdan fica em Amsterdan!! Ah! é com já ir avisando aos tarados de plantão ou conservadores de carteirinha, você não verá lá nada que não veja nas praias cariocas ou ruas de qualquer grande cidade.

Perto dessa região tem o famoso Museu de Cera de Madame Tussauds, como já tinha ido em Londres optei por não pagar o preço exorbitante mas se você nunca foi em um vale muito a pena. Inclusive pela história da artista que saiu de Paris fugindo da revolução francesa e é aclamada até hoje com sua técnica na cidade que a acolheu (Londres).










Nenhum comentário:

Postar um comentário