sábado, 2 de fevereiro de 2019

Madrid (vá a Segóvia e Toledo)

Em geral se chega na Espanha de avião por Madrid, a velha cidade tem ares medievais com suas vielas apertadas, mas também de parques bucólicos,  igrejas bonitas, museus interessantes, mostra um pouco da riqueza e da luxúria dos tempos áureos em que tinha  hegemonia nos mares e nas Américas. 


Existem cidades que fazem nos sentir cidadãos do mundo, Madrid é uma delas, para sentir essa energia é bom começar numa tarde dando um pulo na Puerta del Sol, uma praça lotada de gente que tem um clima muito legal, a foto com El Orso Madrono de lá uma rápida caminhada de uns 500 m passando pela chocolateria San Gile até a belíssima Plaza Mayor onde é possível sentar para um café ou seguir poucos metros adiante para aí sim comer muito bem no Mercando San Miguel e depois mais uma caminhada de 500m até a Iglesia San Pedro el Viejo e o Museo e Catedral de San Isidro.  Desse ponto podemos decidir parar em alguns restaurantes de tapas da região ou seguir para a Muralha Árabes que fica nos fundos da bela Catedral Real de Santa Maria de Almudena (suba na torre!), andando mais um pouco é possível ver o belo palácio real e entrar nele (bonito mas não me tocou!), o melhor é  seguir andando até os Jardins de Sabatini. 






Na outra extremidade dos jardins existe um acesso ao belíssimo Templo Debod  onde é possível ver o por do sol, muito melhor que um Palácio Real. 


Para sair da região é só seguir até a Plaza de Espanha  onde tem uma estação de metro (e uma boa estátua de Miguel de Cervantes). Eu acabei emendando com a noite e descendo uma ou duas estações adiante na Gran Via (que realmente é uma larga avenida com linda lojas).


Para um segundo dia iniciar pelo Parque do Retiro é bem interessante pois ele abre relativamente cedo e de lá é possível ir andando para o Museu do Prado, nas proximidades do Retiro também encontramos a Puerta Alcala, a Fuente Cibeles, o Museu Thyssen Bornemisza e o Museu Reina Sofia, atenção para a a estação de trem Atocha nas proximidades do museu, é a mais movimentada da Espanha, foi lá que em março de 2004 um atentado da Al Qaeda matou 193 pessoas, dessa estação é possível tomar trens bala para Barcelona.


Depois de um dia de museus mudar de ares dentro da viagem poderia ser interessante. Existem ótimas opções fora de Madrid, ir a San Lorenzo El Escorial, a Ávila, Cuellar ou .... Segóvia, ou a Toledo, são como museus a céu aberto e o clima medieval é de enlouquecer! Se for escolher uma, vá a Segóvia se der para escolher duas vá a Toledo também! Se quiser continuar em Madrid um passeio na bonita Plaza de Toros e no Santiago Bernabeu são ótimas opções, mas vá a Segóvia e Toledo.

Um programa imperdível para os domingos em Madrid é visitar a imensa Feira do Rastro ... um mercado de pulgas muito interessante.


E por fim os domingos ensolarados juntam pessoas em passeios pelo Parque del Oeste.
Tudo em Madrid lembra a aristocracia, a riqueza e a opulência, dali partem trens (que são um capítulo a parte da arte européia de transportar bem) para lugares interessantíssimos e um dia off em Rosas, Segóvia, Toledo, Cuellar pode ser um passeio imperdível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário